quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mas, afinal, o que é Barista?

Como todos sabem, no dia 24 de maio comemoramos o Dia Nacional do Café. Data para celebrar um grão tão importante na história deste país. Como vimos nas postagens anteriores, o café já foi até “presidente” da República. Está certo que ele revezeva com o leite, mas mesmo assim assumiu o poder algumas vezes no começo de nossa República. O que muitos não sabem é que o dia 24 de maio é uma data que vale outra comemoração.

A partir da lei 14.282 de 21 de março de 2007, foi instituído que no Dia Nacional do Café também comemoramos o Dia do Barista. Essa figura importante das cafeterias brasileiras e mundiais merecia um dia especial. Mas afinal, o que é e o que faz um barista?

A postagem do cappuccino ficou marcada por analogias e termos vindos da Itália, e o tema de hoje não é muito diferente. Você então já deve estar pensando que o termo “barista” vem da terra da bota. Acertou! Barista em italiano significa um ou uma bartender, que geralmente trabalha atrás de um balcão servindo bebidas quentes ou frias, com café ou sem café, e alcoólicas ou não. No mundo inteiro a classificação ficou designada a um profissional especializado em café, que geralmente cria um cardápio diferenciado para uma cafeteria ou até mesmo um restaurante, com drinks especiais, por exemplo. Para tanto, ele deve conhecer muito do grão, ou seja, precisa saber como extrair a bebida, o processamento do grão, as fases do plantio, etc.




Assim como o sommelier do vinho, o barista do café deve entender tudo para que faça a bebida se tornar desejável, e suas habilidades e conhecimento facilitem a criação de novos drinks.

Agora que você já sabe o que é um barista, dê uma passadinha na Cafeteria NG e experimente nossos drinks elaborados por uma pessoa que realmente entende do assunto. Ou você ainda acha que a criação de um drink de peanut butter com café ou amora com café foi pura sorte?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário