sexta-feira, 13 de maio de 2011

E de onde veio o tal do Cappuccino?

Se você adora, é apaixonado, bebe direto, é viciado por café ou só bebe depois do almoço já deve ter pensado qual a origem do CAPPUCCINO. Até mesmo as pessoas que não gostam e não bebem café já devem ter ido a uma cafeteria e pedido um cappuccino ou, pelo menos, já devem ter lido em algum cardápio ou, até mesmo, ouvido o amigo/a pedirem. Fica a pergunta: “Que nome estranho! De onde vem isso?”. Se você já se fez ou alguém já te fez essa pergunta, que você não soube responder ou deu a resposta mais duvidosa da sua vida, se prepare para enriquecer sua vasta cultura culinarística!


A primeira coisa que devemos saber de um nome que não conhecemos a origem é onde ele nasceu, mais precisamente o país natal da bebida. Se você falou Itália... Parabéns! A palavra “capuccinno” vem de “cappuccio” e significa “capuz” em português. Agora, você pensa consigo mesmo: “Então algum italiano colocou o leite no café espresso e assim o leite seria o capuz do café?!”. Se você pensou isso, parabéns pela analogia, mas esse não é o significado correto da bebida.

Aqui vai a verdadeira origem do Cappuccino: a palavra existe desde o século XVI, onde frades franciscanos italianos tinham em sua bata um “cappuccio” (capuz). O “cappuccio” da bata virou a principal marca desses frades, sendo assim, ficaram conhecidos por “cappuccinos”. Aí vem a segunda analogia: “Então os frades de capuz na batina criaram a bebida e colocaram o nome de cappuccino?!”. Dessa vez…você errou bonito. O nome veio de uma associação entre a cor da bebida e a batina dos frades no comecinho do século XX.

Um comentário:

  1. adorei a informação,sempre quis saber a origem da minha bebida preferida do inverno.

    ResponderExcluir