quarta-feira, 18 de maio de 2011

A polêmica partida do cafezinho

Os apaixonados por futebol, com certeza, vão se lembrar da polêmica partida de futebol entre Palmeiras e The Strongest, da Bolívia, no ano 2000. Não é por causa da rivalidade entre os times, por ter sido uma final de campeonato, por uma briga generalizada ou um golaço do meio de campo. Eles se lembrarão por outro motivo diferenciado que deixou a partida marcada na história: um cafezinho. 

Pra quem não lembra, o jogo era válido pela Taça Libertadores. Não valia nada demais, já que a fase de grupos estava apenas começando. O Palmeiras defendia seu título e o The Strongest, só era forte no nome mesmo. Sabe aqueles jogos em que só um time ataca e dá pena do goleiro que fica parado sem, se quer, bater um tiro de meta?! Então... esse era o cenário da partida entre os brasileiros e os bolivianos. Marcos, goleiro do Palmeiras, estava entediado com a partida, nenhuma bola vinha em sua direção e sua equipe já havia aberto um placar elástico de 4 a 0. Aí, você pergunta “Afinal, qual a polêmica?”. O brasileiro, com sono e quase dormindo no pé da trave, pede para a comissão técnica um cafezinho, e a mesma o atende prontamente. Os bolivianos, ao final da partida, mostram revolta com a atitude e dizem que foi uma falta de respeito. Mas afinal, o que de tão importante tem o cafezinho para ter “acordado” o jogador?

A resposta dessa pergunta é simples: a CAFEÍNA. A cafeína é um pó branco cristalino encontrado nas sementes do café, nas folhas de chá, no guaraná, no cacau, etc. Ela atua como estimulante do sistema nervoso central e diminui a sensação de fadiga, aumenta a contração dos músculos estriados, estimula o coração entre outros efeitos. Isso acontece porque em nosso organismo existe um neurotransmissor chamado adenosina que tem estruturas químicas semelhantes à cafeína, porém com efeitos contrários. A cafeína se liga aos receptores da adenosina e impede a ação desta, estimulando a atividade neural e causando os efeitos citados anteriormente. O primeiro efeito no nosso organismo é impedir que a pessoa durma, por isso o pedido do goleiro Marcos. O jogo estava tão entediante que ele precisava tomar um cafezinho para não ser o primeiro jogador que dormiu no meio de uma partida. Mas, acabou sendo o primeiro jogador a fazer uma pausa para o cafezinho, no meio do jogo.

Mas, tome cuidado! Se a cafeína for ingerida em grandes quantidades, pode causar perturbações de humor, insônia, taquicardia e irritabiliade. 

Veja uma matéria do Globo Esporte sobre a polêmica partida do cafezinho:


2 comentários:

  1. Que coisa!!! Um cafezinho gerar tanta polêmica... só no futebol mesmo.
    Bela lembrança, Naumann Gepp!

    ResponderExcluir
  2. Esse caso realmente marcou bastante.
    Obrigado Guilherme!

    ResponderExcluir