sexta-feira, 27 de maio de 2011

Brincadeira de mesa de bar

A mesa de bar é famosa pelas discussões sobre futebol, fofocas sobre a vida dos outros e muitas conversas polêmicas. Mas, outra coisa muito comum nas rodadas de chopp são os joguinhos. Muitos deles para incentivar algum amigo a tomar um shot de uma bebida mais forte ou finalizar aquele copo de chopp que estava na mesa. Quem nunca foi vítima ou promotor de uma brincadeira dessas?

Dentre vários passatempos de mesa de bar, seja de trava língua ou rapidez na atenção e no raciocínio, estão as brincadeiras de pura sorte. Uma dessas brincadeiras é a do “palitinho”. A dinâmica do jogo é simples e só fica divertida se você estiver no meio dela. Simples assim: Vários pedacinhos de palitos de fósforo ou de dentes são picotados e distribuídos entre os jogadores. Cada jogador fica com uma quantidade “x” para si, mas pode escolher quantos vai esconder dentre os punhos cerrados naquela rodada. A rodada começa e cada jogador coloca as mãos fechadas no centro da mesa. Quem acertar o número de palitos que está nas mãos de todos os jogadores, ganha. O que parece uma brincadeira de quem já tomou um pouquinho a mais, surgiu... na mesa dos cafezinhos.



Há muitos anos, pelas ruas das cidades, especialmente, pelas ruas do Centro Histórico de Santos, surgiram muitos cafezinhos. Era o ponto de parada para relaxar, falar de futebol, fofocar sobre a vida alheia e ter conversas polêmicas. E qualquer semelhança não é mera coincidência. As mesas dos cafés era uma verdadeira mesa de bar. E foi nessas mesas de cafezinho que se começou a jogar, como é conhecido em Portugal, a “porrinha”, que nada mais é que o tal do jogo dos palitinhos.

A brincadeira era sempre feita ao final do encontro... quem errasse o número de palitos, pagava a conta.

Pronto! Você já tem uma história boa para contar no happy-hour dessa sexta-feira... 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mas, afinal, o que é Barista?

Como todos sabem, no dia 24 de maio comemoramos o Dia Nacional do Café. Data para celebrar um grão tão importante na história deste país. Como vimos nas postagens anteriores, o café já foi até “presidente” da República. Está certo que ele revezeva com o leite, mas mesmo assim assumiu o poder algumas vezes no começo de nossa República. O que muitos não sabem é que o dia 24 de maio é uma data que vale outra comemoração.

A partir da lei 14.282 de 21 de março de 2007, foi instituído que no Dia Nacional do Café também comemoramos o Dia do Barista. Essa figura importante das cafeterias brasileiras e mundiais merecia um dia especial. Mas afinal, o que é e o que faz um barista?

A postagem do cappuccino ficou marcada por analogias e termos vindos da Itália, e o tema de hoje não é muito diferente. Você então já deve estar pensando que o termo “barista” vem da terra da bota. Acertou! Barista em italiano significa um ou uma bartender, que geralmente trabalha atrás de um balcão servindo bebidas quentes ou frias, com café ou sem café, e alcoólicas ou não. No mundo inteiro a classificação ficou designada a um profissional especializado em café, que geralmente cria um cardápio diferenciado para uma cafeteria ou até mesmo um restaurante, com drinks especiais, por exemplo. Para tanto, ele deve conhecer muito do grão, ou seja, precisa saber como extrair a bebida, o processamento do grão, as fases do plantio, etc.




Assim como o sommelier do vinho, o barista do café deve entender tudo para que faça a bebida se tornar desejável, e suas habilidades e conhecimento facilitem a criação de novos drinks.

Agora que você já sabe o que é um barista, dê uma passadinha na Cafeteria NG e experimente nossos drinks elaborados por uma pessoa que realmente entende do assunto. Ou você ainda acha que a criação de um drink de peanut butter com café ou amora com café foi pura sorte?! 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Café pode ser sinônimo de beleza

O café tem um monte de substâncias com nomes estranhos e que parecem não ter importância nenhuma... Mas e se nós te contássemos que o café pode ter deixar mais bonita?

A cafeína foi a bola da vez na nossa última postagem. Realmente ela é a substância mais conhecida, mas não é a única presente no café. Seria uma injustiça não falar da teobromina, do caveol, do cafestol, da teofilina, etc. Mas isso é assunto para outras postagens... Hoje o objetivo é falar da sua beleza e de saúde, é claro.

No meio de todas aquelas substâncias, com nomes estranhos e que você nunca ouviu falar que estão no café, você encontra uma substância natural chamada polifenol. Começando pela saúde, os polifenóis são antioxidantes que podem trazer vários benefícios para a saúde. O maior deles é a diminuição do malondialdeído, responsável pelo aumento de risco de problemas cardíacos. Ou seja, o café em doses moderados, pode diminuir, sim, o risco de infarto e outras complicações cardíacas.

Mas, os benefícios dos polifenóis não param por aí. Essa substância é capaz de mexer em um assunto que é de unânime interesse entre as mulheres: a beleza. O polifenol é capaz de criar uma proteção contra o envelhecimento causado pelos raios solares, conhecido como fotoenvelhecimento, além de retardar o envelhecimento natural da nossa pele. Por isso, não se espante de você chegar no salão de beleza e receber uma massagem com algum creme à base de café.

A substância ainda não é algo famoso e que possa ser encontrado em qualquer supermercado ou salão de beleza. Mas, uma coisa é certa, o café também pode ser sinônimo de beleza.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A polêmica partida do cafezinho

Os apaixonados por futebol, com certeza, vão se lembrar da polêmica partida de futebol entre Palmeiras e The Strongest, da Bolívia, no ano 2000. Não é por causa da rivalidade entre os times, por ter sido uma final de campeonato, por uma briga generalizada ou um golaço do meio de campo. Eles se lembrarão por outro motivo diferenciado que deixou a partida marcada na história: um cafezinho. 

Pra quem não lembra, o jogo era válido pela Taça Libertadores. Não valia nada demais, já que a fase de grupos estava apenas começando. O Palmeiras defendia seu título e o The Strongest, só era forte no nome mesmo. Sabe aqueles jogos em que só um time ataca e dá pena do goleiro que fica parado sem, se quer, bater um tiro de meta?! Então... esse era o cenário da partida entre os brasileiros e os bolivianos. Marcos, goleiro do Palmeiras, estava entediado com a partida, nenhuma bola vinha em sua direção e sua equipe já havia aberto um placar elástico de 4 a 0. Aí, você pergunta “Afinal, qual a polêmica?”. O brasileiro, com sono e quase dormindo no pé da trave, pede para a comissão técnica um cafezinho, e a mesma o atende prontamente. Os bolivianos, ao final da partida, mostram revolta com a atitude e dizem que foi uma falta de respeito. Mas afinal, o que de tão importante tem o cafezinho para ter “acordado” o jogador?

A resposta dessa pergunta é simples: a CAFEÍNA. A cafeína é um pó branco cristalino encontrado nas sementes do café, nas folhas de chá, no guaraná, no cacau, etc. Ela atua como estimulante do sistema nervoso central e diminui a sensação de fadiga, aumenta a contração dos músculos estriados, estimula o coração entre outros efeitos. Isso acontece porque em nosso organismo existe um neurotransmissor chamado adenosina que tem estruturas químicas semelhantes à cafeína, porém com efeitos contrários. A cafeína se liga aos receptores da adenosina e impede a ação desta, estimulando a atividade neural e causando os efeitos citados anteriormente. O primeiro efeito no nosso organismo é impedir que a pessoa durma, por isso o pedido do goleiro Marcos. O jogo estava tão entediante que ele precisava tomar um cafezinho para não ser o primeiro jogador que dormiu no meio de uma partida. Mas, acabou sendo o primeiro jogador a fazer uma pausa para o cafezinho, no meio do jogo.

Mas, tome cuidado! Se a cafeína for ingerida em grandes quantidades, pode causar perturbações de humor, insônia, taquicardia e irritabiliade. 

Veja uma matéria do Globo Esporte sobre a polêmica partida do cafezinho:


sexta-feira, 13 de maio de 2011

E de onde veio o tal do Cappuccino?

Se você adora, é apaixonado, bebe direto, é viciado por café ou só bebe depois do almoço já deve ter pensado qual a origem do CAPPUCCINO. Até mesmo as pessoas que não gostam e não bebem café já devem ter ido a uma cafeteria e pedido um cappuccino ou, pelo menos, já devem ter lido em algum cardápio ou, até mesmo, ouvido o amigo/a pedirem. Fica a pergunta: “Que nome estranho! De onde vem isso?”. Se você já se fez ou alguém já te fez essa pergunta, que você não soube responder ou deu a resposta mais duvidosa da sua vida, se prepare para enriquecer sua vasta cultura culinarística!


A primeira coisa que devemos saber de um nome que não conhecemos a origem é onde ele nasceu, mais precisamente o país natal da bebida. Se você falou Itália... Parabéns! A palavra “capuccinno” vem de “cappuccio” e significa “capuz” em português. Agora, você pensa consigo mesmo: “Então algum italiano colocou o leite no café espresso e assim o leite seria o capuz do café?!”. Se você pensou isso, parabéns pela analogia, mas esse não é o significado correto da bebida.

Aqui vai a verdadeira origem do Cappuccino: a palavra existe desde o século XVI, onde frades franciscanos italianos tinham em sua bata um “cappuccio” (capuz). O “cappuccio” da bata virou a principal marca desses frades, sendo assim, ficaram conhecidos por “cappuccinos”. Aí vem a segunda analogia: “Então os frades de capuz na batina criaram a bebida e colocaram o nome de cappuccino?!”. Dessa vez…você errou bonito. O nome veio de uma associação entre a cor da bebida e a batina dos frades no comecinho do século XX.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quando o café foi Presidente da República

Todos nós sabemos que o café teve suma importância no crescimento ecônomico do Brasil. Os historiadores dizem que ele chegou ao país na metade do século 18 na região norte, mais precisamente no Pará. De lá, começou a viajar para o Sul chegando ao Rio de Janeiro e, consequentemente, no Vale do Paraíba. Devido a crise das culturas do algodão e do açúcar, os fazendeiros viram em nosso grão preferido um grande potencial de exportação.

O começo do século 19, até a queda da Bolsa de NY, em 1929, teve seu período áureo. O Ciclo do Café havia surgido e não se baseava apenas em interesses econômicos. O seu crescimento foi fundamental para a construção de novas linhas férreas até São Paulo e a modernização do porto de Santos. A partir daí o estado começou a ser o mais importante produtor do grão.



O café foi fundamental para o desenvolvimento do país e o regime imperial não se movia na mesma rapidez das transformações sociais, e problemas políticos começaram a surgir. Os fazendeiros do café do Oeste Paulista junto a elite militar do Exército facilitou com que a República fosse proclamada.

É estranho pensar que o café seria o principal motivo para um país se tornar uma República, mas a verdade é que isso realmente aconteceu em terras tupiniquins. Lembram da queda da Bolsa de 29? Então... até este momento, o Brasil foi dominado por presidentes civis totalmente influenciados pelos fazendeiros de café de São Paulo e seus aliados da elite mineira, produtora de leite. O nome da política deste período não poderia ser outro: Política do Café com Leite. Mineiros e paulistas se revezavam no poder.

Com a crise mundial de 29 e a fraqueza eminente da política em rigor, a Revolução de 30 colocou um ponto final na “presidência do café” e Getúlio Vargas assumiria o poder.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Os costumes mundiais do café

Graças ao nosso último post, enriquecemos o vocabulário e aprendemos como falar o nome da nossa bebida favorita em diversos idiomas. Até aí, perfeito! Poderíamos viajar para a Indonésia, por exemplo, encher a boca e com toda a confiança do mundo pediríamos um delicioso KOPI.

Mas se você acha que o mundo inteiro tem o mesmo costume, e bebe café do mesmo jeito que nós brasileiros você está ligeiramente enganado. Para não haver muita surpresa, caso você decida se aventurar pelo planeta, preparamos um guia com alguns países que têm o costume um pouco diferente do nosso. São acompanhamentos variados que os diferenciam uns dos outros.




No final, experimente um deles e tire suas próprias conclusões:

Alemanha: Café acompanhado com leite condensado ou chantilly, qual a sua preferência?!
Cuba: "Uma dose por favor!" Lá na Terra do Fidel, o café é bem forte e num gole só.
Grécia: Toma-se café só acompanhado de um copo d’água gelada!
Suiça: Junto a um licorzinho não faz mal nenhum...
México: Sustância! A bebida pode ser encontrada gratuitamente e em bastante quantidade.
Oriente Médio: Café com as famosas especiarias…Alho, gengibre, cardomomo, canela... Esse costume também é praticado em alguns lugares da África. 
Itália: "Um cafezinho com uma casquinha de limão, por favor!"
Áustria: Figos secos são essenciais.
França: Se na Áustria os figos secos são essenciais, na França a “bola da vez” é a chicória.


Pronto para rodar o mundo?

terça-feira, 3 de maio de 2011

Café nas mais diversas línguas do mundo...

Já que o café é uma paixão mundial, nada como poder falá-lo em várias línguas. Agora, você pode viajar o mundo, que café, pelo menos, não vai faltar no seu vocabulário:

Africâner: koffie | Albanês: kafeAlemão: KaffeeBasco: kafea 
Bielo-russo: каваBúlgaro: кафеCatalão: cafèCrioulo haitiano: kafe 
Croata: kava | Dinamarquês: kaffe | Eslovaco: káva | Esloveno: kava 
Espanhol: caféEstoniano: kohv | Finlandês: kahvi | Francês: café 
Galego: café | Galês: coffiHolandês: koffie | Húngaro: kávéIndonésio: kopi 
Inglês: coffee | Irlandês: caife Islandês: kaffi Italiano: caffè | Letão: kafija 
Lituano: kavos | Macedônico: кафеMalaio: kopi | Maltês: kafè | Norueguês: kaffe
Polonês: kawy | Português: caféRomeno: cafea | Russo: кофе | Sérvio: кафа 
Suaíle: kahawa | Sueco: kaffeTagalo: kape | Tcheco: káva | Turco: kahve 
Ucraniano: кави | Vietnamita: cà phê