quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bolas de energia


Imagine aquele dia em que o trabalho está te cansando de uma tal forma, que uma xícara de café seria a única salvação. Pois é, existem muitas pessoas que passam por isso quase todos os dias, tornando o cafezinho necessário em sua rotina. Porém, o surgimento dessa dependência do café não começou com ele em forma de bebida, e sim de uma maneira um pouquinho diferente.
Muitos estudiosos dizem que tribos africanas sem saber do potencial do café como bebida, adicionavam gordura animal aos frutos do café, os transformando em “bolas de energia”. A partir daí tinham muito mais força e disposição para enfrentar às aventuras das selvas.

A história acima faz muito sentido se pensarmos na cafeína como forma de estimulante. Sendo assim, ao invés da necessidade de um belo gole de café, as tribos sentiam que comer as “bolas de energia” era algo necessário para o dia-a-dia.




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Espécies de Café

Já escrevemos no Seu Cafezinho sobre aquele inusitado grão de café, que mesmo sendo bem diferente do comum, se tornou o mais caro do mundo. Pois é, o Kopi Luwak é produzido através das fezes daquele bichinho bem estranho e, mesmo assim, é bastante requisitado ao redor do mundo. Obviamente ele não é o único. Existem dois tipos de grãos que são os mais comuns tanto aqui no Brasil, como nos outros principais polos cafeeiros mundiais.

A Coffea arabica é uma espécie originária da Etiópia. Foi a primeira a chegar ao Brasil. No século XVIII, foi trazida clandestinamente a sua primeira muda. Seus cafés são de melhor qualidade, mais requintados, finos e ricos em sabor. Conta com inúmeras variações de corpo e acidez. Necessita de 800 metros de altitude para ser cultivado. Por razões climáticas se fixou de vez no país.

Como em qualquer família, existem os mais ricos e os mais pobres. O primo pobre, neste caso, é a Coffea robusta. Natural da África Ocidental, é cultivada principalmente aqui no Brasil e em países como Vietnam, Índia e Indonésia, além de alguns africanos, claro. Diferentemente da arabica, não possui variações de sabor e pode ser cultivada ao nível do mar. É um sabor único, que é bastante utilizado em cafés solúveis. Sua produção é bem mais barata.

Essas duas espécies definitivamente não chegam aos pés da Kopi Luwak em ousadia, mas mesmo assim, fazem do Brasil um dos maiores produtores de café no mundo!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Il Caffè Sospeso

Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália. Fica no sul do país e é muito famosa pela pizza, por ter sido o lugar onde Diego Maradona e Careca se tornaram grandes ídolos e por localizar vários pontos turísticos como as ruínas de Pompéia e o vulcão do monte Vesúvio. Infelizmente é uma das regiões mais perigosas da Europa, devido às altas taxas de criminalidade e desemprego. Além disso tudo, Nápoles é a terra do Caffè Sospeso!

Antigamente os napolitanos tinham o ótimo hábito de pensar no próximo. Quando iam às cafeterias da cidade pediam o famoso cafezinho. Até aí tudo bem. Bebiam como qualquer italiano da bota, mas antes de irem embora, ao invés de pagarem apenas a única bebida consumida, pagavam mais uma. Ou seja, “beba um e pague dois”. O intuito era ajudar um morador de rua ou alguém mais pobre que entrasse e perguntasse se havia algum cafezinho em suspenso como cortesia solidária do último cliente. Daí que vem o nome. É o simples significado da palavra sospeso. Segundo os napolitanos "era como oferecer um café para o resto do mundo. 

Hoje em dia essa prática não é mais comum nas ruas de Nápoles, mas ficou marcada na história da cidade. Se tiver mais interesse no tema, leia o livro de 2008 do escritor napolitano Luciano De Crescenzo, chamado Il Caffè Sospeso.





sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Cinturão dos Grãos

Lendo pela primeira vez, parece que estamos falando de uma região perigosa onde Harry Potter irá enfrentar mais um inimigo, mas muito diferente disso, o Cinturão dos Grãos (Bean Belt) é a área entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio em que o café do mundo inteiro é plantado.

Plantar os grãos de café não é tão simples como pode parecer. O solo deve ser bem rico, as chuvas devem ser frequentes, as temperaturas devem ser amenas e o sol é fator importantíssimo para o crescimento contínuo. O Brasil está quase que por inteiro na área do cinturão, com excessão de boa parte da Região Sul.

O Cinturão explica muito bem, porque diversos países da África, como Costa Do Marfim, Etiópia, Uganda; países asiáticos como Vietnam e Indonésia; e latinos como a Colômbia e o Brasil são grandes produtores de café. Todos estão na área, portanto têm as caractrísticas adequadas citadas acima para serem uma região própria para o cultivo dos grãos. Lembra que falamos da Finlândia na semana passada? Então…ela é a maior consumidora per capita de café, porém o país fica bem longe da área do Cinturão. Lá no norte do planeta Terra, as fazendas não encontrarão um solo adequado e principalmente uma temperatura amena. Consome, mas não produz.

Agora você já sabe porque certos países são os maiores produtores de café no mundo. Independente de seu consumo, eles estão numa área com nome perfeito para filme de aventura e perfeita para o cultivo dos grãos.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um Cafezinho antes de malhar

Todos nós sabemos que a cafeína é uma substância poderosa que pode trazer vários efeitos para o organismo. Já vimos no Seu Cafezinho que ela já foi até motivo de polêmica num jogo de futebol. Foi aquele caso do goleiro Marcos do Palmeiras, que tomou um cafezinho para pemanecer acordado durante o jogo. Pois é, ela tem um efeito estimulante que acelera o batimento cardíaco aumentando o fluxo de sangue para o corpo inteiro.

Sendo assim, em 2009, a Universidade de Illinois nos Estados Unidos, entrou de cabeça neste assunto com o objetivo de pesquisar os efeitos da cafeína durante a malhação. Foi comprovado que a substância fornece à pessoa muito mais energia, fazendo com que o cansaço seja muito menor. Além disso, as dores nos músculos são bem menos intensas. Isso tudo acontece porque ela age diretamente na medula espinhal e no cérebro, que são diretamente envolvidas na nossa captação das dores.

Como já dissemos em outras postagens, não podemos exagerar. Se a cafeína for consumida em grande escala, pode trazer reações não muito boas. Porém, uma coisa é certa e comprovada, antes de ir à academia, tome um cafezinho bem gostoso e caprichado da Naumann Gepp que você fará um grande favor para o seu corpo.