O café está na vida das pessoas desde sempre. É difícil pensar em alguma época do mundo em que o café simplesmente não existia.... Se não levarmos em consideração todas as lendas e mitos que envolvem a história do café, acredita-se que, realmente, tudo começou por volta do século XIV, na região da Abissíma, região que hoje é conhecida como Etiópia. Verdade ou não, o mais legal disso tudo é ler um pouco sobre as lendas. Aqui vai uma delas, talvez a mais antiga:
Em algum momento do século III d.C., na Kaldi, um pastor de cabras, percebeu que alguns animais estavam agitados demais. E não havia nada que o fizesse descobrir o porquê de tanta dispersão e agitação. Pensou em tudo quanto é causa sobrenatural e resolveu consultar os monges de um mosteiro vizinho. Depois de rondar as terras de Kaldi, os monges Sciadli e Aidro descobriram um arbusto onde as cabras se alimentavam. Os frutos foram nomeados de "obra do demônio" e atearam foco na plantação. Ao invés de um desagradável cheiro de "incêndio", os demais monges da região vieram saber de onde vinha aquela aroma extremamente agradável.
E como a curiosidade já havia sido descoberta, muito antes do café... os monges levaram alguns daqueles frutos, que inicialmente era "obra do demônio" ao mosteiro e resolveram fervê-los junto a um pouco de água. O aroma era tão agradável que foi impossível não provar. A descoberta era que o café provocava insônia durante a noite e tudo o que se pensou de ruim sobre aquele fruto foi deixado de lado. Os monges passaram a consumir a bebida todos os dias para que pudessem ficar acordados e mais atentos às orações meditações da noite e da madrugada.
Estava descoberto o tal do café!
Nenhum comentário:
Postar um comentário