segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma mágica pausa para o cafezinho...

A sensação de se tomar um cafezinho vai muito além de degustar uma simples bebida. Uma pausa para o cafezinho pode ser aquele momento do seu dia para relaxar, dar uma pausa no trabalho, ou, simplesmente, pensar um pouquinho na vida. Foi com esse espírito que encontramos pela web esse vídeo da internauta Wan-tzu, de Taipei (Taiwan). O vídeo "Coffee Time" é um passatempo, mas vale prestar atenção nos detalhes da produção, em que tudo foi feito com papel colorido, diversas fotos para compor e stop-motion e muita dedicação na edição. Ao final da postagem, segue a tradução do comentário de Wan-tzu sobre a pausa para o cafezinho... 


Clique na imagem para ver o vídeo
"Cada xícara de café possui sua própria alma, extraída do seu sentimento de hoje. Cada xícara de café é como um show de mágica que contém uma jornada diferente e traz uma infinidade de imaginação e de surpresas. Com um pequeno golde de café, você pode não só sentir o gosto de sua história, mas também mudar a sua percepção do mundo". http://vimeo.com/23428725

terça-feira, 21 de junho de 2011

Alta Mogiana

Se você já é um cliente Naumann Gepp e costuma abrir o cardápio da Cafeteria, já deve ter notado que nossos sanduíches não têm nomes sugestivos como por exemplo, X-Tudo ou X-EggBacon. Os nomes são de regiões brasileiras e hoje, iremos explicar o porquê da região, talvez, menos conhecida por todos os clientes, já que Paraná, Sul de Minas e Cerrado são muito mais populares. Vamos explicar de onde surgiu Alta Mogiana.



O sanduíche é servido em um pão ciabatta, com mozzarela de búfala, tomate seco, cream cheese e rúcula. Uma ótima e saborosa opção para o almoço! Mas, seus ingredientes não explicam o porquê de seu nome. Tampouco o nome veio de um morador da região que pediu um sanduba de seu gosto em uma lanchonete de São Paulo, criando e dando o nome a um popular lanche como o famoso Bauru.

Alta Mogiana fica à nordeste da cidade de São Paulo e congrega um grupo de aproximadamente 15 cidades, dentre elas as mais conhecidas são Batatais, Franca, Cristais Paulistas, Jeriquaqura e Pedregulho. A região é uma das mais tradicionais produtoras de café do Brasil. Seu clima favorável, grande altitude, excelente infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e ótimas rodovias são os principais fatores para o sucesso de suas fazendas de café.

Sendo assim, a escolha do nome é uma pequena homenagem e lembrança à região que fez tanto pelo café no território paulista, brasileiro e por que não mundial. Agora, a sua pequena homenagem pode ser a seguinte: Vá até a Cafeteria Naumann Gepp e experimente o Alta Mogiana!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sim, Avelã no Inverno!

Há muita gente que acha que avelã, nozes e frutas secas em geral têm um espírito um pouco natalino. Tudo porque resolvemos “roubar” o costume europeu de comer frutas secas no Natal. Mas, o Natal da Europa é no inverno! Já no Brasil, o Natal costuma girar em torno dos 38ºC.  A explicação é simples: No inverno nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura e a contribuição calórica das frutas secas, nos dá a energia necessária para que o nosso corpo se manter “quentinho”, sem ter aquela sensação de cansaço e preguiça que todo mundo tem quando a temperatura cai um pouco.  Com essa história toda, você deve estar se perguntando: “Então quer dizer que eu não posso comer avelã no verão?” Não! Nada disso. Mas, a verdade é as frutas secas são frutas de inverno. E adivinha só em que estação do ano nós estamos?

Graças a isso, você já tem uma boa desculpa para comer mais avelãs nesse inverno. Quer mais algumas “desculpas” para comer um montão de avelã no inverno, sem peso na consciência? Vamos te ajudar!


A avelã pode ajudar nas dietas de emagrecimento, já que é um fruto seco pobre em ácidos graxos saturados, o que significa que é um alimento muito bom no combate ao alto colesterol e, também, ajuda a prevenir e/ou combater doenças cardiovasculares. Por ser um alimento rico em fibras, ajuda a combater a prisão de ventre e, ao mesmo tempo, suas contribuição calórica valem para combater cansaço e fadiga.

E toda essa história acabou te dando uma vontade danada de comer avelã, não é?

#ficaadica: Essa semana, a Cafeteria Naumann Gepp oferece a Semana da Avelã. Frappé de Avelã, Cappuccino de Avelã e Brigadeiro de Aveã com 30% de desconto. Vai perder tempo ou vai correr para lá?


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Leia Seu Futuro Através Do Café

Quem acredita em métodos de previsão do futuro?! Ainda mais nessa época de Dia dos Namorados. Cartas de tarô, bola de cristal, leitura das mãos…enfim, existem várias maneiras espalhadas pelo mundo inteiro. Verdadeiros ou não, esses métodos somam séculos e mais séculos de existência. Mas por que esse papo de previsão do futuro?! Será que o café está acabando no mundo, e o blog está mudando de tema?! Não. O café vai muito bem, obrigado. Estamos falando isso, porque o mesmo grão que é bom para a saúde, já foi presidente do Brasil, é sinônimo de beleza, dentre outros, também pode ser objeto de previsão do futuro.



A técnica da Cafeomancia começou muito tempo atrás por países como Turquia e Irã, pelas cortes dos grandes sultões. Em sua origem, a técnica era feita para saber qual odalisca seria a escolhida da noite. Era muito comum nos países de língua árabe, mas foi a França do século XVIII que a tornou popular. Hoje, cafeomancia continua sendo bastante utilizada na Turquia e em alguns países do norte africano.

Sabe aquele pozinho que fica no fundo e na parede da xícara depois de beber?! Esse pozinho se chama borra de café. A partir dele que é feita a leitura. O futuro é adivinhado através do formato da figura formada pela borra. Existem formatos pré-definidos com significados já existentes. Começa tudo pela disposição da imagem, ou seja, se ela estiver á esquerda da asa significa que a pessoa sofre influências do passado; à direita, influências do futuro. A partir daí, veja algumas leituras dos formatos e tente em casa! Acorde a Mãe Dináh que existe dentro de você:

Faca – cuidado
Nuvens – seja realista
Olho – proteção
Pente – surpresa
Muro – obstáculo
Casa – união futura
Ferradura – sorte
Árvore – projetos se realizando
Mão – brigas
Pássaro – problemas profissionais

quarta-feira, 8 de junho de 2011

1 Ano de Café Grátis

Se você ama café, bebe todos os dias, ou sempre prepara aquele cafezinho fresquinho para as visitas que vão à sua casa todo o fim de semana... Você não pode deixar de participar da nova promoção da Cafeteria Naumann Gepp! É muito fácil de participar! Basta apenas seguir @cafeteria_ng e dar RTs ou mencionar a cafeteria nos seus tweets. 


Quem retuitar e/ou escrever @cafeteria_ng o maior número de vezes vence! Simples assim. Mas, qual o prêmio do vencedor?! Aí que entra a melhor parte: 1 ano de café grátis!!! Imagina só: 250g de café todo o mês em sua casa?! Seria demais!!!

Participe! Não é sempre que você tem a oportunidade de contar com um dos cafés mais tradicionais do Brasil todo o mês na sua casa, sem pagar nada.



quinta-feira, 2 de junho de 2011

O saboroso Petit Gateau

Na semana passada em nosso perfil do twitter (@cafeteria_ng) sorteamos um petit gateau para ser saboreado em nossa loja do Shopping Pátio Iporanga (@Patio_Iporanga). A movimentação dos RT's para concorrer ao doce nos faz pensar na paixão que nós, brasileiros, temos por essa sobremesa. Tudo bem que, como o nome já diz, o assunto principal do blog é café. Mas, quem não gosta de acompanhar o Seu cafezinho, com um salgado, uma torta, um belo ou um belo petit gateau?Por isso, aproveitando gancho da promoção da semana passada, que fez tanto sucesso... nosso assunto hoje é PETIT GATEAU. 



Uma coisa todo mundo sabe; sim, o nome é francês. Mas não necessariamente sua origem vem de Paris, Marseille, Nice ou qualquer outra cidade do país de Edith Piaf. Se nos concentrarmos no nome, ‘petit’ significa pequeno e ‘gateau’ significa bolo, ou seja o nome do doce/sobremesa em português é pequeno bolo. E realmente tem a aparência de um pequeno bolo, com recheio e tudo.

Existem teorias sobre a sua origem, mas nenhuma pode ser considerada a verdadeira. Não está registrado em nenhum lugar que o petit gateau seja francês, canadense, suiço, belga ou até mesmo marfinense. Há uma teoria que em Nova Iorque, um chef francês errou a quantidade de farinha e sem querer criou esse pequeno bolo com recheio cremoso e casca crocante. Em outra versão, pessoas dizem que um aprendiz de chef (se quiser e gostar das piadinhas de estagiários, podem aplicar aqui) aqueceu de maneira errada o forno, e o bolinho saiu no formato do doce de hoje. Outra teoria é que o petit gateau é uma cópia do doce francês de Michel Bras chamado biscuit tiede de chocolat coulant, que é bem parecido por sinal.

Duas coisas são certas: não vá a França e peça um petit gateau. No máximo você conseguirá uma lasca de um bolo normal. Outra, ninguém sabe de onde realmente vem o doce, mas que é bom, é! Então o que devemos fazer é aproveitar essa deliciosa sobremesa na Cafeteria NG e não nos preocuparmos com sua origem.