quinta-feira, 2 de junho de 2011

O saboroso Petit Gateau

Na semana passada em nosso perfil do twitter (@cafeteria_ng) sorteamos um petit gateau para ser saboreado em nossa loja do Shopping Pátio Iporanga (@Patio_Iporanga). A movimentação dos RT's para concorrer ao doce nos faz pensar na paixão que nós, brasileiros, temos por essa sobremesa. Tudo bem que, como o nome já diz, o assunto principal do blog é café. Mas, quem não gosta de acompanhar o Seu cafezinho, com um salgado, uma torta, um belo ou um belo petit gateau?Por isso, aproveitando gancho da promoção da semana passada, que fez tanto sucesso... nosso assunto hoje é PETIT GATEAU. 



Uma coisa todo mundo sabe; sim, o nome é francês. Mas não necessariamente sua origem vem de Paris, Marseille, Nice ou qualquer outra cidade do país de Edith Piaf. Se nos concentrarmos no nome, ‘petit’ significa pequeno e ‘gateau’ significa bolo, ou seja o nome do doce/sobremesa em português é pequeno bolo. E realmente tem a aparência de um pequeno bolo, com recheio e tudo.

Existem teorias sobre a sua origem, mas nenhuma pode ser considerada a verdadeira. Não está registrado em nenhum lugar que o petit gateau seja francês, canadense, suiço, belga ou até mesmo marfinense. Há uma teoria que em Nova Iorque, um chef francês errou a quantidade de farinha e sem querer criou esse pequeno bolo com recheio cremoso e casca crocante. Em outra versão, pessoas dizem que um aprendiz de chef (se quiser e gostar das piadinhas de estagiários, podem aplicar aqui) aqueceu de maneira errada o forno, e o bolinho saiu no formato do doce de hoje. Outra teoria é que o petit gateau é uma cópia do doce francês de Michel Bras chamado biscuit tiede de chocolat coulant, que é bem parecido por sinal.

Duas coisas são certas: não vá a França e peça um petit gateau. No máximo você conseguirá uma lasca de um bolo normal. Outra, ninguém sabe de onde realmente vem o doce, mas que é bom, é! Então o que devemos fazer é aproveitar essa deliciosa sobremesa na Cafeteria NG e não nos preocuparmos com sua origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário