quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Espécies de Café

Já escrevemos no Seu Cafezinho sobre aquele inusitado grão de café, que mesmo sendo bem diferente do comum, se tornou o mais caro do mundo. Pois é, o Kopi Luwak é produzido através das fezes daquele bichinho bem estranho e, mesmo assim, é bastante requisitado ao redor do mundo. Obviamente ele não é o único. Existem dois tipos de grãos que são os mais comuns tanto aqui no Brasil, como nos outros principais polos cafeeiros mundiais.

A Coffea arabica é uma espécie originária da Etiópia. Foi a primeira a chegar ao Brasil. No século XVIII, foi trazida clandestinamente a sua primeira muda. Seus cafés são de melhor qualidade, mais requintados, finos e ricos em sabor. Conta com inúmeras variações de corpo e acidez. Necessita de 800 metros de altitude para ser cultivado. Por razões climáticas se fixou de vez no país.

Como em qualquer família, existem os mais ricos e os mais pobres. O primo pobre, neste caso, é a Coffea robusta. Natural da África Ocidental, é cultivada principalmente aqui no Brasil e em países como Vietnam, Índia e Indonésia, além de alguns africanos, claro. Diferentemente da arabica, não possui variações de sabor e pode ser cultivada ao nível do mar. É um sabor único, que é bastante utilizado em cafés solúveis. Sua produção é bem mais barata.

Essas duas espécies definitivamente não chegam aos pés da Kopi Luwak em ousadia, mas mesmo assim, fazem do Brasil um dos maiores produtores de café no mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário