quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Il Caffè Sospeso

Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália. Fica no sul do país e é muito famosa pela pizza, por ter sido o lugar onde Diego Maradona e Careca se tornaram grandes ídolos e por localizar vários pontos turísticos como as ruínas de Pompéia e o vulcão do monte Vesúvio. Infelizmente é uma das regiões mais perigosas da Europa, devido às altas taxas de criminalidade e desemprego. Além disso tudo, Nápoles é a terra do Caffè Sospeso!

Antigamente os napolitanos tinham o ótimo hábito de pensar no próximo. Quando iam às cafeterias da cidade pediam o famoso cafezinho. Até aí tudo bem. Bebiam como qualquer italiano da bota, mas antes de irem embora, ao invés de pagarem apenas a única bebida consumida, pagavam mais uma. Ou seja, “beba um e pague dois”. O intuito era ajudar um morador de rua ou alguém mais pobre que entrasse e perguntasse se havia algum cafezinho em suspenso como cortesia solidária do último cliente. Daí que vem o nome. É o simples significado da palavra sospeso. Segundo os napolitanos "era como oferecer um café para o resto do mundo. 

Hoje em dia essa prática não é mais comum nas ruas de Nápoles, mas ficou marcada na história da cidade. Se tiver mais interesse no tema, leia o livro de 2008 do escritor napolitano Luciano De Crescenzo, chamado Il Caffè Sospeso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário