sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Cinturão dos Grãos

Lendo pela primeira vez, parece que estamos falando de uma região perigosa onde Harry Potter irá enfrentar mais um inimigo, mas muito diferente disso, o Cinturão dos Grãos (Bean Belt) é a área entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio em que o café do mundo inteiro é plantado.

Plantar os grãos de café não é tão simples como pode parecer. O solo deve ser bem rico, as chuvas devem ser frequentes, as temperaturas devem ser amenas e o sol é fator importantíssimo para o crescimento contínuo. O Brasil está quase que por inteiro na área do cinturão, com excessão de boa parte da Região Sul.

O Cinturão explica muito bem, porque diversos países da África, como Costa Do Marfim, Etiópia, Uganda; países asiáticos como Vietnam e Indonésia; e latinos como a Colômbia e o Brasil são grandes produtores de café. Todos estão na área, portanto têm as caractrísticas adequadas citadas acima para serem uma região própria para o cultivo dos grãos. Lembra que falamos da Finlândia na semana passada? Então…ela é a maior consumidora per capita de café, porém o país fica bem longe da área do Cinturão. Lá no norte do planeta Terra, as fazendas não encontrarão um solo adequado e principalmente uma temperatura amena. Consome, mas não produz.

Agora você já sabe porque certos países são os maiores produtores de café no mundo. Independente de seu consumo, eles estão numa área com nome perfeito para filme de aventura e perfeita para o cultivo dos grãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário