quarta-feira, 13 de julho de 2011

Foi sem querer, hein, Dimitris!

Há uma certa bebida que anda bastante chateada nas últimas semanas na Cafeteria Naumann Gepp. O frio está deixando-a sozinha e ela não vê a hora de reencontrar seus velhos amigos! A inveja é outro sintoma que podemos observar. Enquanto Cappuccino, Mochaccino e até o sazonal Chocolate quente estão rindo à toa, o Frappè segue encostado num canto rezando para que um de seus apaixonados chegue e reilumine seus dias escuros.

É lógico que o parágrafo acima é uma pequena brincadeira, afinal estamos em Santos e o frio daqui não é tão duradouro ou intenso. Mesmo assim, o Frappè não é a bebida mais saboreada nesta época do ano. Em tempos mais quentes, por motivos óbvios, ela é uma das mais requisitadas.



No mundo, ela também é conhecida como Greek Frappé, isso porque o grego Dimitris Vakondios, sem querer, a criou. A história é no mínimo curiosa. Em 1957, numa feira comercial muito tradicional da Grécia, Dimitris queria tomar seu cafezinho durante uma pausa da apresentação de uma nova bebida criada por seu chefe. Como não tinha água quente, o grego pegou uma coqueteleira, inseriu o café instântaneo e misturou com água gelada. Estava criada, por acidente, a bebida mais popular da Grécia.

Como todas as melhores bebidas de café, não demorou muito para ela viajar pelo mundo. Em alguns lugares, os baristas adicionam leite, cubos de gelo ou algum tipo de sabor como chocolate, caramelo ou creme de avelã, mas o tradicional grego conta apenas com café, água gelada e um pouquinho de açúcar. Os três sabores podem ser apreciados na Cafeteria Naumann Gepp! Dê uma passadinha, porque especialmente hoje, o calor veio dar uma mãozinha para a alegria do nosso querido Frappè.

Nenhum comentário:

Postar um comentário